logo

Sobre

Managana é um software multiplataforma para publicação digital baseado na imaginação como interface. Concebido pelo ateliê Ciclope, permite a criação e manutenção de comunidades que dividem conteúdos interativos na internet, tablets, smartphones e instalações. Cada comunidade tem fluxos (streams) interativos compostos de conjuntos de audiovisual, gráficos, texto e feeds externos. Managana mixa e sequencia listas de reprodução (playlists) que podem ser criadas, exibidas e animadas no próprio software.

Managana é feito para a era da computação em nuvens, dispositivos móveis e multiplas telas: a internet 3. O software, 100% livre, publicado sob a licença LGPL da Free Software Foundation, mixa e sequencia fluxos de mídia e sua interação com as principais plataformas do mundo digital. Managana evoluiu do software do Sítio de Imaginação, produzido pelo ateliê Ciclope, no ar desde 2002, tendo passado por cinco versões. A vesão 6.0 do software foi totalmente reescrita usando ferramentas livres e batizada de Managana.

O nome Managana com raízes no sânscrito, composto de mana e gana, presentes no hino nacional da Índia significa ‘mentesdasgentes’. O primeiro verso do hino “Jana Gana Mana adhināyaka” é traduzido como: “tu és regente das mentes de todas as pessoas”.

Managana roda em projeções, televisores, monitores de computador, notebooks, tablets e smartphones, em várias condições e sistemas operacionais como Windows, Linux, Mac, Android 2.2 ou superior e em iPads e iPhones.

O software tem atualização e edição imediata através de interface gráfica e da integração com Twitter, Facebook e posts do WordPress, diretamente na interface. Ele tem um arsenal completo para adicionar conteúdos via RSS, acesso a vídeos no Youtube, Vimeo e Livestreams; Google Maps, Street View e Tradutor. Managana não só importa conteúdos dessas fontes como também exporta informação para G+, Facebook e Twitter. Interações com mouse, touchscreen, controle remoto usando tablets e smartphones e interações com joysticks, Kinect e vários outros sensores estão embutidas em seu design.

Managana permite edição on line via web e também recebe posts via tablets e smartphones. O editor de conteúdo é integrado também ao WordPress, permitindo edição dinâmica, em rascunho, pendente e publicado. Gerenciamento do acesso e modificações do conteúdo através de administradores, autores e comunidades está também implantado. Fácil de traduzir, feito num formato aberto, com uma estrutura de arquivos também aberta.

Managana é um software que se delineia com uma plataforma para a construção coletiva de conhecimento. Aproveite!

Category: Comentários desativados em Sobre

Back to top